terça-feira, 30 de outubro de 2012


CHIA

Você conhece a Chia?

A chia é rica em fibras e Ômega-3, promove uma verdadeira faxina no intestino e desintoxicando o organismo. Saiba como tomar essa semente que emagrece.

A chia tem chamado a atenção no hall das sementes, passando na frente da linhaça e do amaranto. E por que tanto sucesso? Simples! A chia elimina gordura, ajudando a emagrecer. "As fibras presentes na semente de chia são do tipo solúveis. Em contato com a água, a chia vira um gel que ‘incha’ o estômago, retarda a fome e a velocidade com que o organismo assimila os carboidratos. As sementes de chia absorvem 12 vezes do seu peso em água, hidratando o corpo e protegendo a mucosa do intestino. Essas fibras ainda retêm parte da gordura presente nos alimentos, eliminando esse excesso nas fezes".

Cerca de 23% da chia é composta por ácidos graxos poliinsaturados, o que a torna a semente com maior teor de Ômega-3 no mundo. "A gordura é resultado de um processo de inflamação no organismo. O Ômega-3 é anti-inflamatório e ajuda o organismo a recuperar o controle sobre o apetite”.

Além de extremamente rica em fibras, a chia é um tipo de proteína completa, têm o dobro de potássio que a banana, três vezes mais antioxidantes que mirtilo (blueberry), seis vezes mais cálcio que o leite e oito vezes mais Ômega-3 que o salmão. Falta mais algum motivo para aderir a chia? Então lá vai! É rica em antioxidantes e ainda é desintoxicante.

A chia pode ser usada na alimentação de crianças, adolescentes e gestantes. Praticantes de atividades físicas também podem se beneficiar do consumo desta semente, já que estes indivíduos necessitam de maior aporte protéico quando comparados a indivíduos sedentários. Misture uma colher de sopa (10 g) de chia com 1/2 xícara (75 ml) de água e deixe hidratar por meia hora, mexendo de vez em quando. No final desse tempo, um gel terá se formado. Tome uma colher de sopa do gel 30 minutos antes das principais refeições. A chia não tem absolutamente gosto nenhum e tem uma textura idêntica às sementes de tomate. Outra dica é juntar o gel à papa de aveia (depois de pronta), vitaminas de frutas, e no iogurte. O gel de chia pode ficar na geladeira por até três dias, sem perder os nutrientes.
CHÁ
Conheça um pouco sobre os chás e aproveitem...
Capim cidreira
Essa erva é aliada do sistema digestivo e ainda ajuda a aliviar gases. "É um chá ótimo para ser tomado depois das refeições por pessoas que tem problemas de digestão", esse chá serve de calmante, como se fosse um sedativo natural.
Camomila
Também de ação calmante, a camomila é boa para combater ansiedade e insônia
e tem sido muito usada para aliviar a enxaqueca. "“Essa opção é muito indicada no período da TPM, já que ajuda a amenizar cólicas, além da ação calmante”, quem quiser dormir melhor à noite pode misturar uma colher de camomila e outra de erva cidreira, para um efeito sedativo melhor”.
Hortelã
Essa folhinha de aroma revigorante serve como antiparasita e antifúngica, ou seja, ajuda a matar bactérias ruins, principalmente do intestino, e auxilia pessoas que estão com complicações de gases. É ótima para melhorar a digestão, combatendo azias.
Alecrim
É um digestivo excelente, melhor ainda do que a hortelã. O alecrim também é muito usado para ajudar pessoas que querem controlar o peso, pois aumenta a sensação de saciedade.
Esse chá ainda tem ações antipasmódica e anti-inflamatória - boas para cólica renal e menstrual -, ação antifúngica - ótima para ajudar a mandar embora o fungo cândida do organismo - e ação desintoxicante. "É um verdadeiro tônico para o fígado”.
Erva doce
O aroma dessa erva é muito usado como forma de relaxante. O chá, além de propiciar esse benefício, também ajuda no combate a cólicas e gases, além de melhorar a digestão.
Chá mate
Preferido de muitos, o chá mate tem ação termogênica e antioxidante, bom para acelerar o metabolismo e evitar o envelhecimento precoce. É preciso um cuidado, apenas, com o seu poder estimulante, por conter cafeína. "Pessoas com hipertensão
precisam evitar exageros, porque o chá mate aumenta a circulação e ainda pode irritar ainda mais a parede do estômago de quem tem gastrite".
Chá de canela
A canela pode ser uma ótima aliada no controle de diabetes
, ela ajuda na redução da glicemia, regulando o açúcar no sangue. Além disso  ajuda a diminuir a vontade de comer doces e melhora a circulação.

Um estudo, realizado pelo Kansas State University, nos Estados Unidos, constatou que consumir meia colher de sopa por dia de canela ajuda a regular o colesterol. Os pesquisadores acreditam que tal redução é resultado da ação dos antioxidantes, que ajudariam a eliminar parte da gordura ruim que ingerimos com maior rapidez.
Chá verde
Esse é mais um chá campeão. "É desintoxicante, ajuda a fortalecer o sistema imunológico
, previne problemas cardiovasculares por controlar o colesterol e ainda tem vários princípios ativos que ajudam na prevenção do câncer", afirma a nutricionista Bruna Murta.

Vantagens dessa bebida: ajuda a combater cáries - basta fazer bochechos com ela - e serve de protetor solar interno, ajudando a proteger a pele contra raios ultravioletas. Tomar o chá, no entanto, não dispensa o uso do protetor solar externo.

O chá verde também é muito famoso pela ação termogênica, ou seja, acelera o metabolismo na queima de gorduras e pode contribuir para quem quer perder os quilos extras. Mas vale lembrar que a bebida não é milagrosa e nem ajuda a emagrecer sozinha - sempre é preciso aliar uma dieta equilibrada com exercícios físicos.
Chá de hibisco
O hibisco ajuda no controle do colesterol e é muito diurético, capaz de fazer uma varredura de toxinas no organismo. "Ele ajuda a eliminar gordura e pode ser uma boa opção para hipertensos, porque tem menos cafeína que o chá verde, mas benefícios semelhantes".
 Um  fator importante é que torna o chá de hibisco aliado do combate ao excesso de peso é a ação anti-inflamatória. "A bebida ajuda a diminuir a inflamação da obesidade, que é considerada um estado inflamatório do corpo", afirma.
Chá de gengibre
"O gengibre é um dos melhores anti-inflamatório que temos na natureza". Ele também atua no sistema digestivo contra cólicas e gases e ajuda no combate à celulite, tão indesejada pelas mulheres. Esse chá é indicado para combater enjoos e náuseas, principalmente em gestantes
, que não podem usar muitos remédios durante a fase da gestação.
Chá de limão
Além de a fruta ser rica em vitamina C
, ela tem ação alcalinizante, ou seja, ajuda a deixar o pH do sangue dentro do nível alcalino, que é como ele deve ficar. "Com esse nível estabilizado, não há perda desnecessária de nutrientes e todos os sistemas do corpo atuam da forma correta, garantindo saúde plena".
O conselho é fazer o chá junto com a casca, porque ela tem uma ação muito forte de desintoxicação do organismo.
Maracujá
O maracujá já é famoso por ajudar a acalmar os nervos. Esse chá é indicado  para combater ansiedade, estresse, insônia, irritação e agitação.
Maçã
A fruta também tem ação calmante, além de ótima para ajudar na digestão,  é diurética e com efeito laxante.
Chá de alfazema
Mais um chá que ajuda a aliviar cólicas. De propriedade calmante e bactericida, a alfazema também é muito usada para amenizar dores de cabeça.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

RETENÇÃO HÍDRICA



Quase todo mundo já passou pela seguinte situação: pesou-se pela manhã e estava tudo bem... pesou-se à noite, no mesmo dia, e ganhou uns quilinhos! Sabe o que aconteceu? Retenção de líquidos!

O inchaço proporcionado pela água retida é muito comum e torna-se ainda mais intenso quando o consumo de sódio é excessivo, nos dias que antecedem a menstruação e durante o uso de medicamentos a base de corticóides.

Uma maneira para saber se há retenção de líquido no organismo é pressionar o dedo indicador em uma das pernas e contar até cinco. Ao soltá-lo, se a região ficou esbranquiçada e a pele demorou para voltar ao seu estado anterior, é sinal de que há retenção de líquido no corpo.

Esteticamente, a retenção hídrica não é nada agradável: além de dar a impressão de ganho de peso, acentua a celulite! O bom é que, mais uma vez, a alimentação pode ser sua aliada!

Alimentos a Serem Evitados:
Sal de adição – retirar o saleiro da mesa e preparar comidas menos salgadas;
Embutidos – salsichas, presuntos, lingüiças, mortadelas;
Caldos concentrados industrializados;
Sopas industrializadas em pó;
Enlatados e conservas;
Glutamato monossódico (realçador de sabor);
Salgadinhos de pacote, tipo snack;
Queijos duros e amarelos – mussarela, parmesão, provolone.


Alimentos a Serem Incluídos no Dia a Dia:
Água – mínimo de 2 litros ao dia;
Frutas diuréticas – melancia, abacaxi, uva, pêra, melão, mamão, limão e laranja;
Vegetais diuréticos – aipo, tomate, pepino, alcachofra, agrião, alface, berinjela, abóbora, repolho e cenoura;
Ervas e especiarias – salsa, coentro, hortelã, cebolinha, alfavaca e cominho;
Chás – verde, cavalinha, dente-de-leão, hibisco e chapéu-de-couro;
Fontes de potássio – feijões, ervilha, vegetais de cor verde-escuro, banana, melão, cenoura, beterraba, frutas secas, tomate, batata inglesa, laranja e água de coco.

Não esqueção que a melhor forma de reduzir a retenção hídrica, é beber bastante água, como já foi dito no mínimo 2 litros ao dia.

Alimentos diuréticos são indicados, porém com moderação, pois em excesso  o corpo acaba perdendo substâncias importantes na urina, podendo causar danos á saúde.