sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

ALIMENTAÇÃO INFANTIL

A alimentação das crianças é fonte primordial para o seu desenvolvimento. Quando começam a frequentar a escola, as crianças descobrem outros alimentos e isso pode causar algumas mudanças nos seus padrões alimentares, por isso é muito importante que pais e educadores façam um trabalho de educação nutricional com essas crianças. “Hábitos alimentares errôneos nessa faixa etária podem conduzir a problemas nutricionais em curto prazo, tais como comprometimento do crescimento e do desenvolvimento na infância, bem como facilitar o aparecimento de doenças não transmissíveis na fase adulta, como, por exemplo: hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus tipo II, câncer, entre outras”, declara a nutricionista Alessandra da Silva Pereira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
               Para muitos especialistas, a rotina corrida dos pais é um dos principais motivos da má alimentação e consequente sobrepeso dos filhos, pois nessa correria cotidiana os pais oferecem alimentos industrializados mais fáceis de serem feitos e acabam transformando isso em um hábito. Para muitos pais, o mais importante é saciar a fome dos filhos, sem se preocuparem se a alimentação deles está ou não comprometendo o futuro de sua saúde. É extremamente importante que os pais deem o exemplo, e também mantenham hábitos saudáveis, já que são eles que determinam o que se consome dentro e fora de casa. Pensando nisso listei aqui 10 erros mais cometidos com as crianças na hora da alimentação.

10 ERROS NA ALIMENTAÇÃO INFANTIL

1.Dizer sempre sim: A criança sem limite vai abusar das calorias e das guloseimas
2.Lanches fora de hora: O ideal são 6 refeições diárias, evitar as beliscadas fora desse horário.
3.Oferecer comida como recompensa: “ Como toda a sopa para ganhar a sobremesa”. Isso passa a ideia que tomar sopa não é bom e que a sobremesa é que é o máximo.
4.Ameaçar castigos para quem não cumpre o combinado: “Se não comer a salada, não vai ganhar presente”. Isso vai aumentar o ódio que a criança tem da salada.
5.Brincadeiras na mesa: Hora de comer é hora de seriedade, evitar fazer aviãozinho. Muito mimo é sinônimo de muita manha.
6.Ceder ao primeiro Não gosto disso. A criança tem a tendência de dizer que não gosta, mesmo antes de provar, cada um pode comer o que quiser, mas provar não custa nada.
7.Substituir refeições: Não quer arroz e feijão, então toma uma mamadeira. Esse erro é muito comum, e se a criança conseguir uma vez, vai repetir essa estratégia sempre.
8.Tornar a ida a uma lanchonete um programão, fazendo a comida de casa se tornar sem graça.
9.Servir sempre a mesma comida: A criança só toma achocolatado, então passa o dia todo tomando achocolatado. Vai enjoar, vão faltar nutrientes e fibras.
10.Dar o exemplo: Não adianta dizer para a criança tomar sucos, se os pais só tomam refrigerantes.


PS: Pais seu filho segue o seu exemplo, portanto se reeduque também.

DIETA+INFANTIL.png (480×281)